Capacitação para trabalhadores rurais

8 de maio de 2017

Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, será realizado importante seminário de capacitação para trabalhadores rurais. Será no miniauditório da Unioeste, com início às 13h30. É dirigido para produtores rurais e profissionais que atuam com a saúde do trabalhador. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

O major Antonio Schinda, comandante do Corpo de Bombeiros, vai palestrar sobre cinemática do trauma. A saúde do trabalhador rural no Paraná será abordada pela enfermeira Amanda de Paula Boni Navarro, da secretaria estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde do Trabalhador. Elizeu de Oliveira, coordenador técnico da secretaria e do conselho, será o palestrante a respeito de acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos agrícolas.

Na sequência o mestre em biologia, Emauel Marques da Silva, da divisão de vigilância de zoonoses e intoxicações da secretaria estadual de Saúde,  discorrerá sobre acidentes com animais peçonhentos e outras doenças comuns no meio rural. Fechando a programação, Amanda Navarro palestra sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.

A organização da programação envolve as secretarias municipais de Saúde e da Agricultura, Vigilância Municipal em Saúde do Trabalhador, 8ª Regional de Saúde e o Congresso Nacional de Ciências Aplicadas a Saúde (Concaps).