Beltrão amplia vacinação de crianças contra a COVID-19

7 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, informa que todas as crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos de idade devem tomar a vacina contra a covid-19. Em novembro começou a vacinação para esta faixa etária para crianças com comorbidades. Agora foi aberta para todas as crianças, com ou sem comorbidades. A medida segue recomendações do Ministério da Saúde.

De acordo com Ana Paula Valandro, do setor de imunização da secretaria, a medida está sendo adotada porque existe a disponibilidade de mais de 100 doses e a procura até o momento está abaixo do esperado. “A vacina é importante para evitar a doença, hospitalizações, problemas respiratórios graves e até óbitos”, alerta Ana.

Também informa que a vacina para crianças nesta faixa etária está disponível sempre nas sextas-feiras, nas unidades de saúde dos bairros Cango, Pinheirinho e Padre Ulrico. Salienta ainda que enquanto houver doses disponíveis a vacinação continuará sendo feita nestas unidades, mas somente nas sextas-feiras. Segundo ela, é de fundamental importância vacinar as crianças, principalmente as que apresentam comorbidades.

Para realizar a vacina o pai, mãe ou responsável legal precisa procurar a unidade de saúde portando a carteirinha de vacina e documento da criança (CPF ou cartão do SUS). O imunobiológico aprovado pela ANVISA é da Pfizer Biontech (Comirnat®️), específico para esta faixa etária (frasco na cor vinho, contendo 10 doses cada frasco).