Beltrão registra primeiro caso de Chikungunya

4 de abril de 2023

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão confirmou nesta terça-feira (04) o primeiro caso de Chikungunya no município. Trata-se de uma mulher de 41 anos, moradora no bairro Presidente Kennedy. Ela está em tratamento, mas não precisou ser hospitalizada. O caso é autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município.

O secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, informa que possivelmente alguma pessoa de outra região, que estava contaminada, esteve em Beltrão e foi picada pelo mosquito aedes aegypti, que na sequência transmitiu a doença. É o terceiro caso de Chikungunya registrado no Sudoeste neste ano. Os outros dois foram em Pato Branco. Francisco Beltrão também registrou 18 casos de dengue no ano epidemiológico iniciado em agosto de 2022.

“Nossas equipes estão fazendo um completo arrastão na região onde o caso foi confirmado para evitar que o mosquito chegue a outros bairros. “Mais uma vez pedimos o apoio e a colaboração da comunidade no sentido de eliminar todos os criadouros do mosquito aedes, que transmite a dengue, zika e chikungunuya”, enfatiza Brezolin.

Outra medida anunciada pelo secretário é a utilização das equipes de Agentes Comunitárias de Saúde para atuarem no combate ao aedes, além dos Agentes de Endemias. “Com esta ação são quase 200 profissionais a mais atuando especificamente para esta finalidade”, informa Brezolin. Lembra ainda que enquanto perdurar o calor o risco é grande, por isso as ações serão mantidas intensificadas pela prefeitura, além da necessidade da participação da comunidade.