Beltrão realiza DIA D de vacinação contra a paralisia infantil

18 de agosto de 2022

       A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será intensificada neste sábado, dia 20 de agosto, quando acontece o Dia D da Vacinação em todo o Brasil. A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, está com toda a estrutura montada para receber as crianças de 1 a 4 anos de idade.

       Das 08h00 às 16h00 tem vacinação nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Industrial, Padre Ulrico, Pinheirinho, Sadia, São Miguel e Vila Nova. No Terra Nossa será das 08h30 às 15h30 e no Calçadão, será das 09h00 às 13h00.

        A campanha foi iniciada no dia 8 de agosto e prossegue até 9 de setembro, com a meta de vacinar 4.600 crianças no município. “A procura está abaixo do previsto em Beltrão e em todo o país. Pedimos que os pais aproveitem a oportunidade neste sábado e levem os filhos para tomar a vacina, que é fundamental para evitar o retorno da doença no Brasil”, relata Manoel Brezolin, secretário municipal de Saúde.

       A Poliomielite, também chamada de Paralisia Infantil, fez no passado milhares de vítimas da doença no Brasil e tem chances de voltar devido a baixa cobertura vacinal. O último caso no país foi registrado em 1989. Desde a década de 1990 o Brasil é considerado livre da doença, mas nos últimos cinco anos está em estado de alerta devido ao risco de voltar a ter casos, porque a Poliomielite ainda existe em alguns países.

       Enquanto existir casos no mundo, crianças de países com baixa cobertura vacinal correm o risco de contrair a doença. Estima-se que no ano passado 500 mil crianças não completaram o esquema vacinal ou não se vacinaram contra poliomielite no Brasil. A cobertura vacinal no país em 2021 foi de 69%. No Paraná o índice chegou a 79%. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde conseguiu uma cobertura de 93% em relação a meta. Agora, na campanha deste ano, a meta é atingir pelo menos 95%.




Skip to content