Beltrão intensifica ações de combate a dengue

14 de março de 2022

Nos últimos dias os casos de dengue aumentaram em Francisco Beltrão. Desde a constatação, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem ampliando as ações para controlar o problema. Uma das medidas é uma parceria com a secretaria de estado da Saúde para a aplicação fumacê pesado em seis bairros, onde está a maior  infestação do mosquito. Esse trabalho foi iniciado no sábado (12).

Nesta segunda-feira (14) foram realizadas duas reuniões para alinhar outras medidas. Uma delas foi com a equipe técnica da saúde municipal para avaliar o trabalho nas unidades de saúde e a necessidade de manter a celeridade dos atendimentos de pessoas com sintomas, realização de exames e distribuição de medicamentos.

Outra reunião foi com as forças de segurança e representantes dos segmentos organizados da sociedade visando ampliar a orientação da comunidade e a realização de mutirões nas residências e terrenos baldios para eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti.  Esse trabalho dos agentes de endemias será reforçado pelo Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Nossa ação será um pouco diferente dos mutirões anteriores. Desta vez vamos focar na eliminação dos criadouros do mosquito. Salientamos que para o sucesso desta ação a colaboração da comunidade é de fundamental importância”, comenta o secretário Manoel Brezolin, da Saúde.

Tania Lise, coordenadora de Endemias da secretaria, reforça que é importante que as pessoas dediquem pelo menos 10 minutos por semana para vistoriar a casa e o terreno, eliminando tudo que possa acumular água. Também enfatiza que os levantamentos confirmam que 95% dos casos são registrados em locais habitados.

Para estas ações a secretaria vai contar com a participação do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, universidades, escolas públicas e particulares, empresários, associações de moradores, igrejas, clubes de serviços e outros segmentos organizados da sociedade.