Beltrão inicia a vacinação de crianças

17 de janeiro de 2022

       A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão inicia nesta segunda-feira à tarde, dia 17, a vacinação de crianças com idade de 5 a 11 anos contra a covid-19. A prefeitura recebeu 490 doses da vacina Pfizer para iniciar a vacinação infantil. São vacinas produzidas especialmente para as crianças, com apresentação diferente e dosagem diferente das fabricadas para os adultos. O frasco é da cor laranja, para diferenciar das demais.  Em Beltrão a meta é vacinar 8.544 crianças nesta faixa etária.

       Inicialmente serão vacinadas crianças que apresentam comorbidades (as mesmas presentes no plano nacional de imunização), deficiência permanente, indígenas e quilombolas. As equipes de saúde foram treinadas para imunizar este público. A vacinação inicia nesta segunda-feira, dia 17, das 13h00 às 16h30, nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango e Pinheirinho.

       Por recomendação da ANVISA, estas unidades de saúde estarão fornecendo somente a vacina pediátrica. Os adultos que necessitam da 2ª dose ou dose de reforço devem se dirigir nas demais unidades que oferecem a vacina do covid-19 (Vila Nova, Luther King, Industrial, São Miguel e Padre Úlrico).

       Os pais ou responsáveis legais devem se dirigir às unidades de saúde que aplicarão o imunizante com seus filhos. É preciso apresentar a declaração médica ou receituário que comprove a comorbidade; algum documento que comprove a deficiência permanente (lembrando que a DP também pode ser autodeclarada).  Para crianças acamadas, a vacinação é in loco. Os pais ou responsáveis devem ligar 3520-2185 ou chamar pelo Whatsapp e agendar a vacinação.

       Comorbidades são: Hipertensão Arterial (Pressão Alta), Diabetes, Imunossuprimidos (transplantados, doenças reumáticas e em uso de medicamentos imunossupressores), imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos em tratamento); Doença Pulmonar Crônica ou Pneumopatia grave (fibrose cística, fibrose pulmonar, asma, história prévia de internação hospitalar por crise pulmonar; Cardiopatias congênitas ou adquiridas; Síndrome de Down; Doença Renal Crônica; Doença Neurológica; Doença Hepática; Obesidade Grave e Doença Falciforme.

QUADRO DE COMORBIDADES • 12 A 17 ANOS

       Deficiências Permanentes são: Limitação Motora – que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; D. Auditiva – indivíduos com grande dificuldade de ouvir, mesmo com o uso de aparelho auditivo; D. Visual – indivíduos com grande dificuldade de enxergar, mesmo com o uso de óculos; D. Intelectual – indivíduos com alguma deficiência intelectual, permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

DEFICIÊNCIA PERMANENTE




Skip to content