Beltrão atinge 42% da meta de vacinação contra a pólio

24 de agosto de 2022

A Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil prossegue até o dia 9 de setembro. Balanço da secretaria municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (24), relata que em Francisco Beltrão foram vacinadas até o momento 2.110 crianças de 1 a 4 anos, 42% da meta. Para alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de atingir 95% do público alvo, é preciso chegar a 5 mil crianças vacinadas.

No Paraná e no Brasil a meta está ainda mais distante de ser alcançada. No Paraná foram vacinadas até agora pouco mais de 150 mil crianças, 25% da meta. No Brasil foram imunizadas 2,2 milhões de crianças, 19% da meta. A principal recomendação das autoridades da saúde é que os pais levem os filhos para tomar a vacina, pois é a maneira mais segura de evitar a doença. Em Beltrão a prefeitura disponibiliza a vacina em todas as unidades de saúde.

No passado, a Paralisia Infantil fez milhares de vítimas no Brasil e tem chances de voltar devido a baixa cobertura vacinal. O último caso no país foi registrado em 1989. Desde a década de 1990 o Brasil é considerado livre da doença. Porém, nos últimos cinco anos está em estado de alerta devido ao risco de voltar a ter casos, porque a Poliomielite ainda existe em alguns países. Enquanto existirem casos no mundo, crianças de países com baixa cobertura vacinal correm o risco de contrair a doença.