Abril Verde no Calçadão

26 de abril de 2017

Nesta sexta-feira, 28, acontece evento no Calçadão de Francisco Beltrão para lembrar o “Abril Verde”, mês dedicado à memória das vítimas de acidentes de trabalho. As atividades serão das 13:30 às 17:00 horas, com realização da Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, tendo na coordenação as responsáveis pela saúde do trabalhador municipal, Dalva Colling e Silvia Keller. A abertura terá a presença de autoridades.
Profissionais do departamento distribuirão panfletos com orientações sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Professores do curso técnico em segurança do trabalho do colégio Reinaldo Sass também participam. Segundo a coordenadora, Dalva Colling, o objetivo é conscientizar e sensibilizar os trabalhadores sobre a segurança e a saúde no trabalho, em todas as áreas, relembrando os que morreram em função do trabalho e reafirmando o compromisso de continuar cuidando das pessoas.
“Queremos que todo trabalhador que sai pela manhã para o trabalho possa retornar bem para casa no final do dia”, esclarece Dalva. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alecssandro Perondi, fará uma explanação a respeito da importância da prevenção de acidentes de trabalho. Também está previsto o depoimento de um trabalhador vítima de acidente de trabalho.
O Abril Verde tem por objetivo promover a conscientização para a redução de acidentes de Trabalho. Nesta data, 28 de abril, é lembrado o dia internacional em memória das vítimas de acidentes de trabalho. Nesta semana também estão sendo realizadas palestras nas escolas de ensino médio.
Dalva relata que a vigilância em saúde do trabalhador em sua atuação diária percebe que um dos maiores problemas que precisam ser enfrentados é a falta de conscientização dos trabalhadores em relação a prevenção de acidentes.
Estima-se que a cada minuto pelo menos três vidas sejam perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo. Isso significa cinco mil mortes por dia, segundo a Organização Internacional do Trabalho. A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório da OIT.
De acordo com o Movimento Abril Verde, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho. No Paraná ocorrem, em média, 55,1 mil casos de acidentes e doenças do trabalho por ano, com 230 óbitos, segundo dados da Previdência Social. São 1.300 casos de invalidez por ano.abril verde