Produtores conhecem novas tecnologias de energia

13 de junho de 2017

19125885_1169187139852645_128411915_o

Produtores rurais vinculados ao projeto de utilização de estufas solares como tecnologia sustentável no processo de desidratação de frutas, ligado ao estudo de viabilidade de implantação em pequenas propriedades rurais no Sudoeste, participaram de uma tarde de campo organizada pelo Departamento de Agropecuaria da Prefeitura de Francisco Beltrão e UTFPR/UMIPTT. Ao todo foram reunidos 16 produtores.

O projeto é coordenado pela professora doutora Camila Nicola Boeri Di Domenico, da UTFPR, Câmpus de Beltrão. O objetivo é alavancar o aproveitamento das frutas produzidas nas pequenas propriedades rurais de maneira sustentável, por meio da utilização de energias alternativas e renováveis no processo de desidratação de alimentos, especificamente, a energia solar. “A utilização desta tecnologia tende a reduzir o desperdício desses alimentos bem como gerar renda adicional para as famílias envolvidas, já que a implantação destes processos busca atender um mercado em amplo crescimento”, destaca Camila. Foi construído o primeiro secador solar na propriedade de Biasi Cavazini, na comunidade do Km 30.

Os materiais utilizados foram doados pela prefeitura de Beltrão e as atividades organizadas e coordenadas pela professora Camila e pela colaboradora do Departamento de Agropecuária da prefeitura, Vaneza Carneiro, que contaram com a colaboração dos bolsistas Maurício Bavaresco, que foi o responsável pela construção do equipamento, e Daniela da Silva, ambos acadêmicos da UTFPR.

O projeto faz parte do Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia, da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), da UTFPR/Embrapa. É desenvolvido em parceria com o Departamento de Agropecuária de Francisco Beltrão,  Unioeste, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do município.