Procon realiza a Semana do Consumidor

10 de março de 2023

O Procon de Francisco Beltrão, contando com várias entidades parceiras, realiza na próxima semana, de 13 a 18 de março, a Semana do Consumidor, visando reforçar as orientações para a população e celebrar a passagem do Dia do Consumidor. A abertura oficial será nesta segunda-feira, dia 13, às 09h00, no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda.

Além do Procon, participarão das ações a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Beltrão, Associação Empresarial (ACEFB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), secretaria municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Poupa Tempo, Polícia Civil, Cesul, Unioeste e Unipar. “A nossa meta é envolver a comunidade, levando informações e orientações”, comenta o advogado Bruno Savarro, coordenador do Procon.

Na terça-feira, dia 14, das 09hh às 16h00, o Procon Itinerante estará nos Poupa Tempo, no bairro São Miguel e na Cidade Norte, para sanar dúvidas da população e fazer encaminhamentos em relação a renegociação de dívidas e reclamações sobre o sistema financeiro, internet e telefonia. Além disso, haverá gratuitamente consulta sobre restrições no CPF. É preciso apresentar documentos pessoais. Nesta ação serão parceiros o Cesul, a Unioeste e a CDL.

Quarta-feira (15), Dia do Consumidor, das 09h00 às 17h00, o Procon Itinerante será no Calçadão, junto à Feira do Produtor, para sanar dúvidas da população e, em caso de necessidade, fazer a abertura de reclamações. Haverá consulta de restrições no CPF, mediante apresentação de documentos pessoais. Participam o Cesul, a Unioeste e a CDL.

Quinta-feira (16), das 09h00 às 18h00, a equipe do Procon visitará estabelecimentos comerciais, contando com a participação da CDL e da ACEFB. Serão distribuídos panfletos sobre os direitos e deveres dos fornecedores. A meta é visitar o maior número possível de estabelecimentos comerciais.

Sexta-feira (17), às 14h00, será com o público idoso, no espaço onde acontecem as atividades do Programa Nossa Gente na Melhor Idade, no bairro Luther King. Serão repassadas informações sobre o Direito do Idoso e Direito Bancário, voltado aos empréstimos consignados não autorizados que o público idoso vem sendo alvo constante. Participam a coordenadora do programa, Lucélia Bortot, as advogadas Francieli Ballmann e Paula Schmoller, o advogado Douglas Luvison, presidente da OAB, e o delegado Anderson Andrei Grosso, da 19ª SDP.

Fechando a programação, no sábado, dia 18, das 08h00 às 12h00, o Procon Itinerante volta para o Calçadão, para tirar dúvidas da população e fazer a abertura de reclamações. Haverá consulta de restrições no CPF, mediante apresentação de documentos pessoais. Participam o Cesul, a Unioeste e a CDL.