Prefeitura reforça separação de pistas de carros e bicicletas para aumentar segurança

18 de maio de 2016

A instalação de tachões em toda extensão da ciclofaixa da rua Curitiba deve melhorar a segurança e coibir abusos de motoristas que invadem a área destinada ao tráfego de ciclistas. A Prefeitura iniciou a implantação na semana passada e, além de reforçar a sinalização, pretende reduzir custos com a manutenção da ciclofaixa.

“Existe uma série de aspectos que contribui para a rápida deterioração da sinalização que foi pintada na ciclofaixa, como o desgaste do asfalto”, explica o vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea. “Ao invés de pintarmos a pista todo ano, optamos pelos tachões, que delimitam o espaço da mesma forma, e até melhor, e permitem mais economia dos recursos públicos porque não demandam manutenção”, conclui.

A ciclofaixa da rua Curitiba foi implantada em fevereiro de 2014 e já teve que receber nova pintura. A colocação de tachões faz da ciclofaixa uma ciclovia e, segundo o diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski, reforça a exclusividade de ciclistas no espaço. “Os tachões servem como um obstáculo para alertar os motoristas sobre o isolamento da pista de ciclistas em relação à pista de rolamento de veículos automotores”, diz.

A Prefeitura está investindo cerca de R$ 40 mil na instalação dos tachões e usará o mesmo padrão na ciclovia ligando a rua Curitiba ao parque Alvorada, com implantação prevista para as próximas semanas.