Prefeitura e sindicato entram em acordo para o Plano de Carreira

27 de agosto de 2013

Após cerca de uma hora e meia de reunião, Prefeitura e o sindicato que representa os servidores municipais entraram em um acordo para o Plano de Carreira do funcionalismo. A proposta acertada foi avaliada como a possível para ambas as instituições, mas principalmente aos servidores, segundo definiu o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) ao final do encontro.

“Foi um desfecho bastante positivo, como prevíamos. Felizmente imperou o respeito e o bom senso e conseguimos chegar a um meio termo daquilo que o Sindicato deseja e aquilo que o Poder Executivo podia assumir para colocar o plano em execução a partir de 2014”, destacou Neto. O Plano de Carreira será enviado à Câmara de Vereadores para votação nesta sexta-feira e, caso seja aprovado, passará a valer já em janeiro do ano que vem.

A grande novidade da nova proposta é os avanços por estudo. O servidor que se aperfeiçoar durante a carreira terá até três avanços (de 10%, 12% e 18%) que somados chegam a 40% do salário base. Além disso, foi ampliada a quantidade dos avanços bianuais, em que os funcionários terão acrescidos 2% a cada dois anos até o fim da carreira, e a equiparação salarial de várias categorias, que chegam até 63%.

Após a decisão, funcionários como o agente de endemias Aurio Cesar Mazoni, elogiaram a condução do processo e mostraram-se satisfeitos com os resultados da negociação. “Essa abertura e acolhimento que nos foi dada foi muito importante para que chegássemos neste acordo”, disse ele, que também compôs a comissão de negociações. O encontro terminou com uma oração.

O plano que foi acertado também assegura benefícios já adquiridos pelos servidores, como os avanços quinquenais, a cesta básica para quem recebe até dois salários mínimos e licença prêmio para cada cinco anos de trabalho. “É um plano que valoriza as pessoas”, resumiu o vice-prefeito, Eduardo Scirea (PT).

O presidente do sindicato, José Carlos Kniphoff, se desculpou por algum excesso que eventualmente tenha acontecido e ressaltou que a categoria saiu fortalecida das negociações. “Acima do fato de que ganhamos o reconhecimento da administração, acredito que criamos um relacionamento saudável e ganhamos maturidade sindical”, afirmou Kniphoff.