Prefeitura de Beltrão começa a emitir GTA

       A partir desta segunda-feira (14) a secretaria municipal de Agricultura de Francisco Beltrão está prestando mais um serviço, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte animal. Ela contém informações sobre a rastreabilidade do rebanho, caso da origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros. 

        A prefeitura foi procurada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que até então era o único órgão que emitia o documento, que solicitou o apoio. Como a secretaria tem estrutura para prestar mais este serviço, o prefeito Cleber Fontana autorizou e a partir de agora a Adapar e a prefeitura emitem a guia. 

      O secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, relata que um servidor foi treinado na Adapar e está habilitado para prestar o atendimento. “O maior beneficiado é o produtor rural, pois ele vinha na secretaria para apanhar o bloco de produtor e tinha que de deslocar até a Adapar para a emissão da GTA. Agora ele tem acesso ao bloco e a guia na secretaria“, explica Claudimar. 

       A guia é necessária para a movimentação de qualquer animal, tanto para mudança de propriedade quanto para o abate. O secretário também lembra que em função do fim da vacinação contra a febre aftosa, é necessário que o produtor atualize com frequência o rebanho para saber o número de animais que cada propriedade possui. Essa atualização pode ser feita na Adapar ou na secretaria. 




Skip to content