Prefeito destaca ideais tradicionalistas na abertura da Semana Farroupilha

20 de setembro de 2013

O coordenador da Semana, Amarildo Petry, e o prefeito Neto acendem a chama crioula

Durante a abertura da IX Semana Farroupilha da Integração de Beltrão, na quarta à noite, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) disse que eventos culturais desta natureza devem ser incentivados pelo poder público e pela população em função dos valores que repassa. “Os CTGs integram uma série de pessoas, especialmente adolescentes, a valores de boa educação, de cuidado à família e ordem”, frisou Neto durante a abertura.

O prefeito conduziu e acendeu a chama crioula, juntamente com o coordenador da Semana Farroupilha, Amarildo Petry. Até domingo, grupos tradicionalistas, como os de cavaleiros, estarão desenvolvendo várias atividades no Parque de Exposições, como apresentações e jantares.

Ainda durante a abertura, Neto lembrou da forte presença gaúcha no município e como esta influenciou a formação de Francisco Beltrão. “Apesar da minha descendência mineira, é um cultura que admiro muito, porque é do povo e está inserida em nossa própria identidade. Esperemos que este galpão seja, até domingo um espaço para a culinária, a música e boas prosas”, finalizou.

A IX Semana Farroupilha é apoiada pelo Departamento de Cultura e relembra o conflito separatista que durou quase dez anos. Neste ano, o patrono da Semana Farroupilha de Beltrão é Caludir Urbano.