Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
22 de maio de 2017
Na manhã desta segunda-feira (22) secretários e diretores da Prefeitura de Francisco Beltrão se reuniram para iniciar os debates sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 a 2021. O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Antonio Pedron, coordenador a reunião. Realizada no auditório da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec).
O secretário municipal de Finanças, Elois Rodrigues, fez uma explanação a respeito de como funciona o PPA e sobre o planejamento dos orçamentos e contas públicas. Na sequencia a diretora do departamento de contabilidade, Zeli Jonikaites, esclareceu aos secretários como funciona a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que devem ser seguidas para elaboração do Plano. O PPA tem quatro anos de vigência, começando sempre no segundo ano de mandato da administração municipal e vigente pelos três anos restantes e o primeiro ano do próximo mandato. O documento traz as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas.
Como tem vigência de quatro anos, deve ser elaborado criteriosamente, utilizando a estratégia da gestão pública. O PPA inclui uma série de programas temáticos, em que são colocadas as metas em diversos temas. O projeto será elaborado até o final de agosto. Na sequência o prefeito Cleber Fontana vai remeter o projeto para análise e votação da Câmara de Vereadores.
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