Rede coletora de esgoto será ampliada

23 de maio de 2022

O setor de saneamento básico avança em Francisco Beltrão. Por meio de parceria da prefeitura com a Sanepar, a rede coletora de esgoto terá ampliação de 10 quilômetros, permitindo 400 novas ligações. Serão priorizadas as regiões onde não há necessidade da instalação de elevatórias, para agilizar a ampliação. Agora será realizado o levantamento para definir os bairros que serão contemplados.

O convênio foi firmado durante reunião do prefeito Cleber Fontana com a gerente regional da Sanepar para as regiões Sudoeste e Oeste, Rita Camana, com o gerente comercial, Ativo Beier, e o gerente de Beltrão, Valdir Dalsente. Hoje a cidade está contemplada com quase 80% com o sistema de coleta e tratamento de esgoto.

“Investir em saneamento é garantir melhor qualidade de vida para a nossa população. É um benefício para a saúde. Por meio desta parceria vamos avançar um pouco mais na expansão da rede coletora de esgoto”, enfatiza o prefeito Cleber.

Ativo Beier relata que a Sanepar está antecipando em Beltrão e nos demais municípios do Sudoeste e do Paraná o cumprimento do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, previsto na Lei 14.026/2020. Até 2033 pelo menos 99% da população brasileira deve ser atendida com água potável e 90% da população com a coleta e tratamento de esgoto.