Prefeitura empossa primeiro administrador no cinquentenário da categoria

10 de setembro de 2015

Município é o terceiro do interior do Estado a criar o cargo de administrador; posse aconteceu durante evento da categoria, quarta, no Espaço da Arte

Durante o evento que comemorou o Dia do Administrador, na quarta-feira à noite, o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, empossou o primeiro administrador concursado da Prefeitura. O servidor Marcos Koerich, que já atuava como agente administrativo e foi aprovado no concurso realizado neste ano, foi nomeado no ato que contou com a presença do presidente do CRA-PR (Conselho Regional de Administração), Gilberto Griebeler.

“A gestão pública no Brasil talvez seja o setor que mais careça de administradores, de profissionais que conheçam sobre o funcionamento do orçamento, que trace metas e faça o planejamento estratégico de acordo com a realidade econômica e as necessidades da sociedade”, sintetizou Gilberto durante a posse. No Paraná, além de Beltrão, somente as prefeituras de Curitiba, Maringá e Londrina possuem administradores em seus quadros.

A posse aconteceu durante evento do Dia do Administrador promovido pelo governo municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), e CRA-PR e que celebrou o cinquentenário da profissão, regulamentada no Brasil em 1965. Mais de 400 profissionais e estudantes da área lotaram o Espaço da Arte para acompanhar a palestra com o professor Eugênio Mussak, que falou sobre como viver e trabalhar em tempos de crise.

Profissionalização do setor público

Para o prefeito Cantelmo Neto, a criação do cargo e contratação do administrador refletem a profissionalização pela qual o poder público municipal passa. “Nos últimos dois anos criamos o plano de carreira para os servidores e ampliamos a quantidade de profissionais contratados, sempre através de concurso, de forma lisa e transparente. Fizemos isso porque acreditamos que, semelhante a uma empresa, devemos ter processos e pessoas eficientes para prestar bons serviços à população”, afirmou o prefeito Neto.

O evento contou ainda com a presença do delegado da seccional do CRA-PR, Claudemir de Souza, dos secretários Saudi Mensor (Administração) e Jovelina Chaves (Desenvolvimento) e da presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel.