Pelotão Mirim

10 de janeiro de 2017

O prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o Major Luiz Fernando Coradini, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão, se reuniram nesta terça-feira (10). Foi o primeiro encontro do comandante local do Exército com o prefeito após a posse. Inclusive o prefeito preside o Serviço Militar do município, visto que a estrutura da Junta do Serviço Militar é mantida pela prefeitura, que também sede um servidor para o órgão.

Cleber foi convidado para a solenidade de incorporação de novos soldados, no dia 1º de março, quando 115 jovens ingressarão no Exército para prestar o serviço militar. Atualmente, com os oficiais, a corporação de Beltrão é composta por 236 integrantes. Outro convite foi para o Baile da Cavalaria, que será retomado a partir deste ano. A data da promoção será 13 de maio, no Santa Fé. Conforme o Major Coradini, a iniciativa visa ampliar a integração entre Exército e comunidade.

Pelotão Mirim

O principal tema da conversa foi a implantação do Pelotão Mirim na unidade local do Exército, um projeto social que será voltado ao civismo e ao esporte. A meta é iniciá-lo neste semestre, atendendo inicialmente 30 crianças carentes. A prefeitura terá o envolvimento das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Esportes e Saúde.

De acordo com o Major Coradini, serão atendidos somente meninos, visto que a guarnição não tem estrutura no momento para atender meninas. O público alvo é formado por crianças de 10 a 14 anos, que serão selecionadas nas escolas municipais. Serão três dias por semana, à tarde, das 13h00 às 17h00, no contraturno escolar.

A meta é usar duas horas para ações de cidadania e as outras duas para atividades esportivas. O município fará a seleção dos meninos e fornecerá o transporte. Quando necessário, cederá a estrutura física. Também quando preciso, deve oferecer atendimentos na área de saúde. Todo o material será fornecido através do projeto Força no Esporte, do Governo Federal.