Novo terminal urbano de Beltrão é inaugurado

16 de agosto de 2022

Foi bastante concorrida a solenidade de inauguração do Terminal Rodoviário Urbano Estevam Opolski, na antiga rodoviária de Francisco Beltrão, na manhã desta terça-feira (16). Além de autoridades, o ato contou com a presença da comunidade e familiares do homenageado, dentre eles os filhos Alceu, Eugenio, Rubens e Marcelo.

Na abertura da cerimônia foi apresentado o histórico sobre o pioneirismo da família Opolski, que chegou na Vila Marrecas em 1949. Estevam e o irmão Júlio foram os construtores do prédio da rodoviária, na década de 1970. Em 1982 a estrutura foi adquirida pela prefeitura, na administração do prefeito João Batista de Arruda.

Estevam faleceu em 2007, aos 74 anos. Júlio reside atualmente em Tangará da Serra (MT). O histórico foi apresentado pelo filho Eugenio, que também agradeceu a homenagem prestada pela administração municipal para o seu pai.

O prefeito Cleber Fontana lembra que os irmãos foram corajosos ao construírem um projeto de tal grandeza naquela época. “Estevam e Júlio já tinham a visão de que a nossa cidade seria o principal polo da região. Eles acreditaram em Francisco Beltrão”, relata Cleber.

“Quando fizemos a nova rodoviária decidimos trazer o terminal para esta estrutura. Com as melhorias que realizamos, as condições são bem melhores que o local antigo”, completa o prefeito. Também lembra que a distância é a mesma do local antigo e do atual até o Calçadão, ponto mais central da cidade.

O vice-prefeito Antonio Pedron relata que a prefeitura realizou um grande investimento para revitalizar o prédio e oferecer um moderno terminal para a população. “Muitas pessoas se empenharam neste projeto e quem mais ganha é a população que diariamente utiliza o transporte coletivo”, diz Pedron.

O novo terminal ocupa toda a parte inferior do prédio. Na parte superior as obras continuam, visando a implantação do Mercado Municipal, o primeiro do Sudoeste. A meta é inaugurá-lo em novembro, nas comemorações dos 70 anos do município.

Compuseram a Frente de Honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; vereador Quintino Girardi, presidente da Câmara; Alceu, Eugenio, Rubens e Marcelo Opolski, filhos de Estevam Opolski; secretários municipais Antonio Carlos Bonetti, da Administração, e Claudio Borges, de Viação e Obras; Davi Nesi, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); empresário João Scopel, proprietário da empresa de transportes Guancino; Sergio Baseggio, Governador do Rotary, Distrito 4640 (ano rotário 2021/2022); Arquiteta Liziane Teston Behne; Pastor Eder Minetto e o Padre Thiago Berra.