Francisco Beltrão ganha Casa de Chás

14 de dezembro de 2022

Um projeto diferenciado se tornou realidade em Francisco Beltrão nesta terça-feira (13). Trata-se da Casa de Chás e Centro de Convivência Dorival Lúcio Fregonese, localizada ao lado do Parque e Lago Boa Vista, no bairro Industrial. A festa teve até a participação da Banda Municipal. “Este é mais um espaço para as famílias de Francisco Beltrão e da região. É um sonho que realizamos disponibilizar esta Casa que será cuidada com muito carinho pelo Clube de Mães do bairro”, disse o prefeito Cleber Fontana durante pronunciamento.

O prédio foi construído com recursos próprios da prefeitura. Tem mais de 600 m2 e espaço para o cultivo de ervas. A Casa será administração pelo Clube de Mães Aliança do Industrial, que agora vai definir o sistema de atendimento ao público e tudo que será disponibilizado, além de chás. Devido as festas de final de ano, o atendimento deve ter início em janeiro.

Também foi prestada homenagem para Dorival Fregonese, que teve uma participação importantíssima na expansão da cidade para aquela região do Industrial. Desde 1953, quando chegou em Beltrão, Dorival realizou investimentos, gerou empregos e contribuiu em benefício da comunidade.

Ele faleceu em 2003, aos 76 anos. Inclusive, se estivesse vivo, completaria 96 anos exatamente neste dia 13 de dezembro. Sua esposa Alice, o filho Celso e as filhas Laura, Vera e Wemilda, que residem em Beltrão, estavam presentes. O outro filho, Luiz Carlos, mora atualmente em Sinop (MT) e não conseguiu vir.

Vera falou em nome da família e trouxe o histórico do pai e a sua contribuição com a comunidade e o município. Dionira Maieski, presidente do Clube e Mães, falou em nome do clube e da comunidade, agradecendo a conquista viabilizada pela administração municipal. Também falaram a primeira dama Joice, o vice-prefeito Antonio Pedron, o vereador Quintino Girardi (presidente da Câmara) e o prefeito Cleber Fontana. Para a bênção do espaço estavam presentes o pastor Marcelo, presidente do Conpev, e o padre José Vieira, da Paróquia São José.

A frente de honra teve a seguinte composição:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Cidão Barbiero, Jean Emiliano, Junior Nesi, Oberdan Saretta, Pedro Tufão Filho e Silmar Gallina;  Alice Fregonese, com o filho Celso e as filhas Laura, Vera e Wemilda; Dionira Maieski, presidente do Clube de Mães Aliança; Fátima Santos, coordenadora municipal de Clubes de Mães; secretário de Viação e Obras, Claudio Borges; diretor de Cultura, Vilmar Mazzetto; padre José Vieira e o pastor Marcelo Andrade.