Encontro Sobre Curso de Medicina

Questões pontuais em relação ao curso de medicina da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, foram debatidas em reunião realizada na manhã de desta sexta-feira (10) na prefeitura de Francisco Beltrão. O encontro foi realizado à pedido do prefeito Cleber Fontana e contou com a participação dos deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa, e Wilmar Reichembach (PSC), da vereador Elenir Maciel (PP), presidente da Câmara, do vereador José Carlos Kniphoff (PDT), vice-prefeito Antonio Pedron (PSC), direções da Unioeste, Hospital Regional, 8ª Regional de Saúde, secretaria municipal de Saúde e do Diretório Acadêmico do curso.

A questão do local estágio dos acadêmicos de medicina é o pleito. A principal estrutura a ser utilizada é do Hospital Regional, mas a prefeitura também está de portas abertas através da UPA e centros de saúde. Outra negociação é com o Hospital São Francisco. O deputado Traiano disse ao final do encontro que as pendências praticamente estão resolvidas e, por meio das forças políticas do município, nos próximos dias a solução será definitiva.

O deputado Reichembach considerou que a questão é séria e precisa de solução urgente, mas enfatizou que “viabilizar o curso para Beltrão foi muito mais difícil do que resolver esta pendência”. O prefeito Cleber também se mostrou satisfeito e confirmou que nos próximos dias as tratativas terão continuidade na capital do Estado, com a presença das lideranças de Beltrão e representantes do Governo do estado.

Investimentos em infraestrutura

Após a reunião na prefeitura o prefeito Cleber e os deputados Traiano e Reichembach visitaram o prédio do curso, no bairro Água Branca. Estão sendo investidos mais de R$ 20 milhões na obra e equipamentos. Alguns prédios já estão prontos e recebendo os equipamentos. Outra parte está em obras. A previsão é que o local comece a ser utilizado pelos acadêmicos em abril.

“O curso de medicina de Francisco Beltrão terá em breve uma das melhores estruturas do Brasil e também será destaque no País devido ao grande investimento feito pelo Governo do Estado e as parcerias com a prefeitura”, enfatizou o prefeito Cleber. O deputado Traiano lembrou da luta e mobilização para a conquista do curso e reafirmou que as forças políticas de Beltrão e o apoio do Governo do Estado farão com que qualquer pendência seja resolvida o mais breve possível.