Casa de Chás homenageia Dorival Lúcio Fregonese

6 de dezembro de 2022

Dorival Lúcio Fregonese com a esposa Alice

A Prefeitura de Francisco Beltrão e a comunidade do bairro Industrial prestarão homenagem para Dorival Lúcio Fregonese. A Casa de Chás, construída pela prefeitura ao lado Parque Boa Vista, receberá o seu nome. A inauguração será na próxima terça-feira, dia 13, às 08h30. A Casa será administrada pelo Clube de Mães do bairro. A escolha do nome foi uma unanimidade entre as integrantes do clube e administração municipal.

“A família Fregonese, em especial o seu Dorival, teve uma participação importantíssima na expansão da cidade para aquela região. Desde que implantou a sua empresa, no final de 1956, se tornou um grande gerador de empregos e colaborador da comunidade. A sua visão futurista ajudou no crescimento do bairro e no progresso do nosso município”, destaca o prefeito Cleber Fontana.

Dorival chegou em Francisco Beltrão em 1953, vindo de Aratiba (RS). Nos primeiros anos trabalhou na empresa Pécoits e Granzotto, fabricando móveis e esquadrias. Depois implantou a sua madeireira, juntamente com o seu pai, Santo Fregonese, e seu irmão Romeu. Depois outro irmão, Delfo Fregonese, também se integrou na empresa. Com o tempo se tornou uma das maiores da região neste ramo. Inicialmente produzia pipas, carrocerias, carroças, charretes, móveis e esquadrias.

Mais tarde passou a produzir janelas, portas e madeiras beneficiadas, alcançado o mercado nacional. A empresa chegou a ter 280 funcionários, um número gigantesco naquela época. A partir da implantação da empresa Fregonese os investimentos empresariais se voltaram para a região do bairro Industrial. Nos últimos anos se dedicou ao reflorestamento, produzindo mudas de araucária e pinus.

Dorival faleceu em maio de 2003, aos 76 anos. Na data da inauguração da Casa de Chás, dia 13 de dezembro, ele completaria 96 anos. Sua esposa, Alice Fregonese, está com 89 anos e continua residindo em Francisco Beltrão. O casal tem cinco filhos. Celso, Laura, Vera e Wemilda residem em Beltrão. Luiz Carlos mora atualmente em Sinop (MT).

Casa de Chás

Construída em local estratégico, ao lado do lago do parque do bairro industrial e com ótima vista para a cidade, a Casa de Chás será um local de encontro das famílias. Também terá espaço físico para o cultivo das ervas.

“É um espaço que faltava em Francisco Beltrão e certamente terá uma ótima frequência da nossa comunidade”, relata o prefeito Cleber. A prefeitura fez uma parceria com o Clube de Mães Aliança, que vai coordenar as atividades. O prédio tem mais de 600 m2.