Bairro Novo Mundo ganha Centro de Eventos

8 de maio de 2023

Foi muito prestigiada a solenidade realizada pela Prefeitura de Francisco Beltrão para a inauguração do Centro de Eventos do bairro Novo Mundo, na noite de sexta-feira, dia 5 de maio. O evento contou com grande presença de autoridades e da comunidade.

O espaço de 1.375 m2 será utilizado pelos mais diversos setores da comunidade, como esporte, escola, Igreja, Grupo de Idosos, Clube de Mães e Associação de Moradores, beneficiando mais de mil famílias.

Durante pronunciamento o prefeito Cleber Fontana lembrou que a concretização do projeto se deu por meio da união de forças da comunidade com o poder público municipal. “Aqui tem investimentos da prefeitura, mas também tem a participação da comunidade, que se empenhou e ajudou a tornar este sonho uma realidade”, disse o prefeito.

Cleber também elogiou a organização do bairro e a união de suas lideranças. A obra contou com recursos da prefeitura e de verba viabilizada pelo mandato do deputado Assis do Couto.

Em nome da comunidade falaram Jair Radin e Vilmar Perondi, presidente e vice da Associação de Moradores, respectivamente. Agradeceram o empenho do prefeito Cleber em relação ao projeto e também o apoio dos vereadores Silmar Gallina e Dile Tonello e do deputado Assis.

A administração municipal também homenageou o pioneiro da comunidade e líder comunitário Domingos Radin, chamado carinhosamente de Tio Minca, com o seu nome no Centro de Eventos. Ele faleceu em 2021, aos 81 anos. A sugestão de perpetuar o seu nome no Centro de Eventos partiu da comunidade e foi oficializada pela administração municipal.

Prestigiaram a solenidade as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vereadores Dile Tonello, Jean Emiliano; Oberdan Saretta, Pedro Tufão Filho, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; Jair Radin e Vilmar Perondi, presidente e vice da Associação de Moradores; Neci Radin, esposa do homenageado Domingos Radia, acompanhada dos filhos Sidnei, Silvania e Simone; Luis Cadore, filho do ex-deputado Assis do Couto, que representou o pai; padre Cesar Pôggere, da Paróquia Cristo Rei; Tiago Préis, coordenador do Conselho da Capela Nossa Senhora Aparecida; Judite Santina Perondi, coordenadora do Clube de Mães Novo Mundo/KM 04; Nilza dos Santos Ramos, coordenadora do Clube de Mães Novo Mundo/Rotary; Lurdes Maria de Souza, coordenadora do Grupo de Idosos; Nadir Carniel Graciani, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa; Joel Queirós, diretor do Esporte; Indiana Vieira Queirós, diretora da escola Municipal Francisco Manoel da Silva; Paula Torres, diretora do CMEI Mundo Encantado; secretários municipais, diretores e a comunidade.

Histórico do homenageado Domingos Radin

NASCEU NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1939 EM ANITA GARIBALDI-SC. FILHO DE ANGELO E MARIA RADIN. AOS 09 ANOS MUDOU-SE COM SEUS PAIS E IRMÃOS PARA FRANCISCO BELTRÃO, ONDE TRABALHOU NA AGRICULTURA ATÉ OS 14 ANOS. DEPOIS ATUOU NA PROFISSÃO DE SAPATEIRO E NA CONFECÇÃO DE SELAS PARA MONTARIA. COM 25 ANOS CASOU-SE COM NECI APARECIDA RADIN. O CASAL AJUDOU A CONSTRUIR A COMUNIDADE KM 04/AEROPORTO, HOJE BAIRRO NOVO MUNDO, ONDE NASCERAM OS FILHOS SILVANIA, SIDNEI E SIMONE.

DOMINGOS PREPARAVA, TEMPERAVA E ASSAVA AS CARNES NAS FESTAS. TAMBÉM FABRICAVA VASSOURAS DE PALHA, QUE DOAVA PARA A LIMPEZA DO PAVILHÃO.

DOMINGOS RADIN, CONHECIDO POR TIO MINCA, ERA UMA PESSOA QUERIDA E ALEGRE, COM UM CARISMA ESPECIAL AO TRATAR AS PESSOAS. SEU MODO DE VIVER CATIVAVA TODOS, SEM DIFERENCIAR IDADE. AS CRIANÇAS ERAM SEMPRE RECEBIDAS COM BALAS.

FOI ATUANTE E PARTICIPANTE NA IGREJA, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, ESPORTES E PROMOÇÕES. UM LIDER, UM EXEMPLO DE VIDA COMUNITÁRIA, SEMPRE PRESENTE E PRESTATIVO, DANDO EXEMPLOS, FORÇA E CORAGEM. SEMPRE INCENTIVOU PARA QUE TODOS LUTASSEM POR AQUILO QUE ACREDITAM.

NO DIA 9 DE SETEMBRO DE 2021, COM 81 ANOS, DOMINGOS RADIN DEIXOU A COMUNIDADE E FOI MORAR COM DEUS. TODOS SENTEM A SUA FALTA. AGORA SEU NOME FOI PERPETUADO NO ESPAÇO QUE SERÁ UTILIZADO POR TODA A COMUNIDADE.