Aquisição de terreno pela Prefeitura retomou projeto de esgoto na Cidade Norte

15 de outubro de 2014

Em fevereiro de 2013, prefeito Cantelmo Neto e o deputado Ademar Traiano se reuniram com a direção da Sanepar para agilizar o processo de aquisição do terreno, que estava sub judice

O processo de implantação da rede coletora e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Cidade Norte estava paralisado em função da falta de um espaço para abrigar a futura estação de tratamento. Ao menos esta foi a situação que o prefeito Antonio Cantelmo Neto encontrou no início do governo municipal, em 2013.

“O projeto estava paralisado por um motivo simples: a falta de um terreno impedia a licitação da obra. Diante desta situação, imediatamente providenciamos a compra de uma área de terras no Menino Jesus e em poucos meses repassamos à Sanepar para que desse continuidade no projeto”, explica o prefeito. Ainda em fevereiro do ano passado, acompanhado do deputado estadual Ademar Traiano, o prefeito Cantelmo Neto se reuniu com a diretoria da Sanepar, em Curitiba para tratar do processo.

Desde que a Prefeitura repassou o terreno a Sanepar, a mais de um ano, a estatal havia realizado ao menos duas licitações que não tiveram empresas interessadas em executar a obra. Na terceira tentativa o certame teve construtoras inscritas, que devem iniciar nas próximas semanas a instalação da rede coletora.

Localizado na linha Menino Jesus, o terreno em questão tem 94 mil m2 e fica às margens do Rio Marrecas. No local, será construída a estação de tratamento do esgoto coletado nos oitobairros, que passará por diversos processos para remoção de sua carga poluente.

Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com as obras de saneamento básico da Cidade Norte, orçadas em cerca de R$ 15 milhões. Após a operação, Beltrão será um dos municípios no Paraná com maior índice de coleta e tratamento de esgoto.