Oficina sobre Alimentação Escolar

4 de maio de 2017

000_6982

Nesta semana Francisco Beltrão sediou a “Oficina Regional de Alimentação Escolar”. A atividade coordenada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná (Cecane PR) aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu representantes de 14 municípios da região.

Trata-se de um encontro de agentes de municípios da região para atualização, troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre o Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) de forma prática e participativa.

Participaram nutricionistas, representantes da gestão e da secretaria municipal de Educação, membros do Conselho de Alimentação Escolar (Cae), merendeiras, agricultores familiares, representantes e articuladores da compra da agricultura familiar para o Pnae dos 14 municípios.

Durante o evento foram abordados os seguintes temas: Normativas e Gestão do Pnae; Atribuições do Nutricionista; Atribuições do CAE; Educação Alimentar e Nutricional e Compra da Agricultura Familiar.

De acordo com a nutricionista da secretaria de Educação de Beltrão, Joelen Raiana Favaro Ries, o encontro proporcionou um momento único onde foi possível avaliar o que está sendo feito certo e onde pode ser melhorado. “O evento foi importante para adquirir novos conhecimentos, pois foi possível tirar dúvidas e trocar experiências com profissionais dos outros municípios. Serviu também para relembrar as normativas presentes na legislação da alimentação escolar”, afirma Joelen.

Ela garante que o município tem realizado suas atribuições conforme preconiza a lei, pois a grande maioria das atividades propostas é realizada pelo setor de alimentação escolar juntamente com os outros setores sociais ligados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Um exemplo é o ótimo trabalho que o Conselho de Alimentação Escolar vem realizando no município de Francisco Beltrão.