Oficina regional de Turismo Rural

8 de junho de 2017

Gestores de turismo dos municípios e empreendedores rurais da região participaram nos dias 6 e 7 de junho de evento realizado no Hotel Águas do Verê Thermas. O encontro que foi organizado pela Emater, Instância de Governança Regional (IGR) e a Prefeitura de Verê, com o objetivo promover o fortalecimento do turismo rural na região sudoeste.

Janaína Melati, coordenadora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, participou da oficina que fez abordagem referente a realização de caminhadas e cicloturismo, os quais são conhecidos internacionalmente como “Atividades Esportivas Não Competitivas”.

São chamados assim devido a seu caráter de inclusão, podendo ser praticados por integrantes de diversos segmentos econômicos e faixas etárias. Os circuitos de Caminhadas e Pedaladas (Cicloturismo) ocorrem em ambientes rurais da agricultura familiar. A formatação do trajeto do circuito segue uma metodologia, que permite que o participante observe as características geográficas do lugar, a paisagem rural, as práticas de agricultura familiar e a cultura local.

Janaína explica que com a implantação de atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais agrega-se renda, gerando postos de trabalho, especialmente no meio rural, e consequentemente melhoria das condições de vida das populações, em conformidade com as políticas do Ministério do Turismo.