Novos membros do Conselho de Assistência Social são empossados

18 de setembro de 2013

Prefeito neto destacou o desafio de implantação do sistema único, o Suas

Os 18 membros titulares e seus respectivos suplentes que integram o Conselho Municipal de Assistência Social foram empossados na manhã desta quarta-feira, em Francisco Beltrão. Os integrantes representam instituições governamentais, entidades, usuários e trabalhadores do setor, cujo maior desafio é a estruturação de seu sistema único, o Suas.

“A Assistência Social vive hoje um processo semelhante pelo qual passava a Saúde há mais de 20 anos, quando estava implementando seu sistema único e havia uma energia nova, pessoas entusiasmadas e a possibilidade de investimentos nas atividades pelo governo federal”, destacou o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) durante o encontro. Neto também ressaltou o envolvimento das entidades no Conselho e a preocupação do poder público com as drogas.

Os integrantes do CMAS também elegeram a presidente e vice do Conselho. A professora Roseli Tonello, da Apae, que estava na presidência, passou o cargo para a assistente social Andressa Bourscheit, de quem será agora a vice presidente. Um acordo de cavalheiros, estipula que a presidência do Conselho é alternada a cada mandado entre a sociedade civil e órgãos governamentais. Andressa trabalha na Secretaria de Assistência Social.

Passa pelo crivo do Conselho de Assistência Social praticamente todos os programas e projetos desenvolvidos pelo poder público. A secretária da pasta, Ana Lucia Manfrói considera de extrema importância a atuação do CMAS. “É o conselho, em que participam usuários, trabalhadores e gestores, que nos respalda em nossas ações”, frisou. A direção do novo Conselho será formalmente empossada na próxima reunião do grupo, no mês que vem.