Milésimo do Brasil, CEO de Beltrão atenderá especialidades odontológicas

29 de novembro de 2013

Unidade prestará serviços que até então não eram oferecidos pela rede municipal de saúde

Bello, Alfonso, Ana Claudia, Rose Guarda, Cantelmo Neto, Gladis e Scirea no descerramento da fita no espaço em que o serviço será ofertado

Inaugurado na manhã desta sexta-feira, o Centro de Especialidades Odontológicas de Francisco Beltrão é o de número mil instalado pelo governo federal nos municípios brasileiros através do programa Brasil Sorridente. O espaço, que funcionará em uma sala no andar térreo do edifício Real Center, atenderá demanda de média complexidade em serviços odontológicos que será encaminhada através da rede de saúde do município.

Durante o evento de inauguração, a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, destacou que o serviço se destinará exclusivamente a pacientes de Beltrão, e que a unidade deverá levar até um ano para funcionar de forma plena. “O espaço está pronto, a maioria dos profissionais contratados e a partir da próxima semana já iniciaremos os atendimentos, mas o pleno funcionamento do CEO ainda levará algum tempo, até pela articulação que será necessária com as unidades de saúde para o encaminhamento de pacientes”, afirmou.

O CEO é uma novidade por apresentar serviços que até então não eram oferecidos pela rede pública municipal, como o tratamento de canal, de infecções gengivais e perda óssea e cirurgias com ênfase em diagnóstico do câncer bucal. Além disso, um dos destaques do serviço é o atendimento aos portadores de necessidades especiais, com espaços e equipamentos adequados a deficientes físicos.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto comemorou a oferta de mais este serviço aos usuários do Sus no município e relembrou que sua implantação há anos vinha sendo debatida pela Prefeitura. “Já se cogitava instalar um CEO em Beltrão há oito anos, quando eu era secretário da Saúde, e após muitas tratativas para conseguirmos adequar o projeto no Ministério da Saúde pudemos, já neste primeiro ano de mandato, fazer deste espaço uma realidade”, frisou Neto.

O vice-prefeito, Eduardo Scirea e sua esposa, Leni, que são odontólogos, também acompanharam o evento, além da chefe do setor de Atenção Básica da 8ª Regional, Gladis Barzotto, e do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Valdemar Bello. O vereador Alfonso Bruzamarello, 1º secretário da Câmara, representou o legislativo. Após a inauguração, o padre Dilonei Muller deu a bênção ao local.

Para a implantação do CEO, a Prefeitura investiu cerca de R$150 mil. A grande maioria dos recursos para o custeio será feita pelo Município, já que o repasse do Ministério da Saúde será de R$11 mil mensais.