Medida paliativa, semáforo do Detran já está em funcionamento

17 de fevereiro de 2014

O semáforo na entrada do Padre Ulrico começou a funcionar nesta segunda-feira e já organizou a passagem no cruzamento entre a rua Marília e a PR 180

Começou a funcionar nesta segunda-feira o semáforo instalado no cruzamento da rua Marília com a PR 180, na esquina da 30ª Ciretran, divisão ligada ao Detran. Reivindicação antiga da comunidade do Padre Ulrico, o equipamento é encarado pela Prefeitura como uma medida paliativa para o cruzamento, onde a expectativa é de que seja constrída uma trincheira.

“Neste primeiro dia o trânsito no local já melhorou bastante, com todo mundo tendo sua vez no cruzamento, mas a nossa intenção é construir uma trincheira, sem a chamada área de conflito de veículos, o que dará maior segurança pra quem trafega”, afirmou Scirea. A trincheira aproveitaria a geografia do local para fazer a passagem da rua Marília sob a PR, sem necessidade de parada de veículos em qualquer sentido.

O semáforo está funcionando de forma provisória em dois tempos, com 33 segundos para quem está na rodovia e 22 para quem trafega pela rua Marília. Nos próximos dias a Secretaria de Urbanismo fará a pavimentação das chamadas abas de aceleração e desaceleração, o que facilitará conversões com nova programação de tempo do semáforo.

Segundo a urbanista Silmara Brambilla, da Lahsa, empresa que presta consultoria em trânsito para a Prefeitura, o fluxo poderá melhorar ainda mais com algumas adequações no local. “A lombada na PR obriga a redução da velocidade, fazendo com que alguns motoristas percam o tempo do sinal, e com as abas ficará mais fácil convergir à esquerda ou direita”, diz Silmara.

A instalação do semáforo no cruzamento vinha sendo reivindicada pelos moradores do Padre Ulrico. A Prefeitura definiu ainda no passado pela implantação e solicitou autorização ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), já que a PR 180 é de jurisdição do órgão estadual. Em diversas reuniões, inclusive em uma realizada há cerca de duas semanas com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, moradores do bairro reforçaram o pedido de instalação do semáforo e reafirmaram a vontade de que o equipamento seja provisório.