Mais de 200 proprietários de terrenos baldios foram notificados pela Prefeitura neste ano

24 de fevereiro de 2016

Prefeitura prioriza roçada de espaços públicos, mas terrenos notificados também recebem limpeza e serviço é cobrado do proprietário

A grande quantidade de terrenos baldios tomados pelo mato tem assustado até mesmo o poder público em Francisco Beltrão. Em menos de 60 dias, 207 proprietários foram notificados pela Secretaria de Urbanismo para fazer a limpeza dos terrenos, número muito acima da média registrada em anos anteriores.

Segundo a Secretaria, todas as notificações surgiram de denúncias feitas por vizinhos e em 11 casos a própria Prefeitura teve que efetuar a limpeza do terreno. “Decorrido os prazos legais, quando é feita a notificação e a pessoa não limpa, nossa equipe faz a roçada e capina e o valor é cobrado junto ao IPTU ou lançado em dívida ativa”, explica o secretário e vice-prefeito, Eduardo Scirea.

Todas as denúncias são verificadas e quando o proprietário é notificado, tem até dez dias para efetuar a limpeza. No entanto, muitas vezes a equipe do Urbanismo não consegue localizar o proprietário para a notificação, mas quando isso ocorre, os donos limpam os terrenos em quase todos os casos.

Além do mato, que nesta época do ano, devido ao calor e umidade, crescem e se proliferam com maior facilidade, lixo e entulhos também são encontrados em alguns terrenos. “É comum nosso pessoal encontrar restos de construção, madeiras, móveis e embalagens em alguns terrenos, resíduos que são jogados pelos próprios vizinhos na maioria dos casos”, diz Scirea.

Denúncias sobre terrenos baldios com mato podem ser feitas diretamente na Secretaria de Urbanismo pelo 3520-2155 e os casos em que há residências nos imóveis devem ser informados na ouvidoria da Saúde, pelo 3524-0269.