Equipe inicia instalação de semáforo na entrada do Padre Ulrico

12 de fevereiro de 2014

O semáforo no cruzamento da rua Marília com a PR 180 começou ser instalado esta semana

A empresa Contransin, contratada para fornecer o conjunto semafórico no cruzamento da rua Marília com a PR 180, iniciou nesta semana o processo de instalação do equipamento. São quatro semáforos que irão disciplinar a passagem de veículos sobre a rodovia e na rua, que dá acesso ao bairro Padre Ulrico.

Já na próxima semana, os motoristas que trafegam pelo local terão que respeitar o semáforo. Enquanto isso, a Prefeitura irá pavimentar e sinalizar as chamadas abas de aceleração e desaceleração, uma espécie de área de escape ao lado da pista que deverá melhorar a fluidez. “É como se alargássemos a pista para que, os motoristas que têm de fazer conversão se posicionem na faixa e não tenham que aguardar atrás de veículos que vão em outra direção”, explica o diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski.

Devido ao grande fluxo de veículos que convergem à esquerda no cruzamento, o semáforo terá quatro fases, ou seja, abrirá para passagem apenas uma pista por vez, e terá o tempo de abertura programado conforme o fluxo de veículos no local. “Nós já temos uma base, mas esperaremos o semáforo entrar em funcionamento para fazer a contagem volumétrica dos veículos e ver qual a necessidade de tempo e horários em cada sentido”, diz Rudimar.

A instalação do semáforo no cruzamento vinha sendo reivindicada pelos moradores do Padre Ulrico. A Prefeitura definiu ainda no passado pela implantação e solicitou autorização ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), já que a PR 180 é de jurisdição do órgão estadual. Em diversas reuniões, inclusive em uma realizada há cerca de duas semanas com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, moradores do bairro reforçaram o pedido de instalação do semáforo e reafirmaram a vontade de que o equipamento seja provisório: em médio prazo, a ideia é construir uma passagem em forma de trincheira no local.