Encontro técnico reúne produtores do Leite + Vida no Campo

23 de outubro de 2013

Dr. Cláudio Aragon fez as palestras do dia

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Beltrão, em parceria com Semex Brasil e colaboradores, realizou na sexta feira um evento técnico com participação de agricultores, inseminadores, alunos do colégio Agrícola e da Casa Familiar Rural. Ao todo, 300 produtores participaram.

As palestras foram feitas pelo dr. Claudio Aragon, e focaram a criação de bezerras e controle de genealogia, o melhoramento genético e consanguinidade e a seleção e provas de touros. Dr. Aragon é médico veterinário, juiz oficial das raças holandesa e jersey, com doutorado em melhoramento animal e único juiz autorizado a julgar exposições internacionais.

Após a realização das palestras, a Secretaria realizou reunião com os inseminadores presentes para implantar a nova forma de controle do trabalho de inseminação artificial.  Cada inseminador recebeu uma pasta arquivo e dois modelos de relatórios, sendo um para ser aplicado a cada produtor atendido e outro para prestação de contas mensal do inseminador.

O evento teve continuidade à noite na comunidade do Rio do Mato, onde produtores das comunidades de Rio do Mato, Sede Galdino e Menino Jesus, receberam as placas que indicam a participação da família no controle da brucelose e tuberculose.

A presença do prefeito Antonio Cantelmo Neto foi uma demonstração da importância dada pelo governo municipal ao tema Leite. “É preciso empenho para que nossa genética melhore ao mesmo tempo se melhora a qualidade do leite”, frisou.

Daniela Celuppi, secretária de Desenvolvimento Rural, enalteceu os participantes e agradeceu os colaboradores do evento: Rural leite, Cresol, Nuvetz, Agroveterinária Basso, Aliança Nutrição, Bonetti AgroNutri, Marcon Agropecuária, Laticínio Primo Queijo, Supra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Beltrão.

O evento foi mais um passo no programa Leite + Vida no Campo que está sendo desenvolvido no município de Francisco Beltrão pela administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.