Em visita ao viveiro, crianças despertam consciência ambiental

24 de setembro de 2013

Seu João de Lima, do Viveiro Municipal, explica às crianças os cuidados que as mudas deverão receber para vingar

“Olha, professora, esse é um dorme-dorme”, dizia um dos alunos que, rodeado de colegas e assim como os outros, pela primeira vez vira tamanha variedade de árvores, apontava para uma muda de pau-brasil, árvore símbolo do país. O conhecimento para diferenciar as mudas podia não ser muito, mas certamente que a vontade de levar uma delas para casa era grande entre as crianças da Escola Madre Boaventura, que participaram de uma manhã de visita ao Viveiro Municipal, na sexta-feira.

Cerca de 80 crianças entre nove e dez anos participaram da atividade, que só estava iniciando no local. Os alunos ainda iriam elaborar uma redação sobre a visita e cada um cuidará de uma mudinha recebida no local, segundo a diretora Neiva Ampolini. “Eu vou levar uma de jabuticaba”, afirmou o aluno Guilherme Cadore, que adora a fruta.

A atividade foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e visa reconhecer o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Além da visita de escolas, a Secretaria realizou a entrega de mudas em empresas e instituições, além das atividades do projeto Plantando Vida, que recolhe sementes no interior do município.

Em frente às crianças, seu João de Lima, que há mais de 20 anos coordena o viveiro, explicou que a época do ano é boa para o plantio de mudas de árvores e repassou quais devem ser os cuidados com a planta. “Quem pega aqui, não precisa preparar o solo, nem nada, só fazer o buraco, plantar e molhas de manhãzinha ou à tardinha, porque agora, com o calor, ela germina rápido”, disse.

No viveiro, é possível encontrar mudas frutíferas como cerejeira, pitanga, ameixa e araçá, além de nativas, como o cedro e canafístula, que são distribuídas gratuitamente. No sábado, o viveiro, que funciona no Parque Irmão Cirilo, no Padre Ulrico, esteve aberto para receber interessados em realizar o plantio de alguma muda.

Para a secretária de Meio Ambiente, Joice Barivieira, o dia poderá servir como um incentivo ao repovoamento de árvores, uma tendência nas cidades. “Beltrão é privilegiada por te rum viveiro desses, agora precisamos incentivar o plantio destas mudas entre a população”, afirma.