Em sua 9ª edição, concurso de literatura premia vencedores

18 de outubro de 2013

Prefeito Cantelmo Neto e a primeira dama Rose Guarda entregam o certificado a segunda colocada no gênero poesia, Queli Jovilda Frank

Prefeito Cantelmo Neto e a primeira dama Rose Guarda entregam o certificado à segunda colocada no gênero poesia, Queli Jovilda Frank

Divididos em três gêneros – conto, poesia e memória – os melhores trabalhos da 9ª edição do Concurso Francisco Beltrão de Literatura foram premiados na manhã desta sexta-feira, em solenidade na sede da Assessoar. Além do certificado, os autores, e no caso da categoria especial, os professores, receberam valores em dinheiro. Todos os premiados, mais os trabalhos de menção honrosa, serão publicados em livro.

Neste ano, a categoria memórias foi feita exclusivamente para alunos do ensino fundamental e médio, que deveriam versas sobre “os 70 anos da Cango”, tema central do concurso. “Este é um concurso criado para estimular os alunos a passar para o papel o que está preso na mente e no coração, sem contar a preservação da história”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) durante a abertura. “O concurso já é um patrimônio do município”, frisou.

A Prefeitura, através do Departamento de Cultura, é uma das realizadoras do evento, que conta ainda com a promoção do Centro de Letras, Jornal de Beltrão, Acamsop/13, Acefb, Amsop, ConsisaNet, Engebel, Escritório Muralha de Contabilidade, Ítalo Supermercados, Livraria Fonte Nova e Marel.

Os trabalhos de conto e poesia concorreram na categoria livre, que teve, neste ano a participação de 18 estados brasileiros e três países, com recorde de escritos de todas as edições.

O grande destaque da premiação foi a homenagem á escritora Patrícia Moresco, que em 1999 ganhou o primeiro lugar no concurso e desde foi premiada outras cinco vezes e que lançou seu livro de poesias – Absoluta – durante o evento. “Talvez eu seja o exemplo mais claro de que um incentivo pode mudar tudo na vida, como quando recebi de um professor o folder do concurso e agora lançando o livro”, disse.

(BOX) PREMIADOS

Memórias – 1º ao 5º ano

1º – O causo da onça – Isadora Coelho de Araujo / professora Silviane Dalmolin

2º – Histórias de família – Julia Morgana Gomes / professora Solange Schmoller