Em julho e agosto, mais de 30% do orçamento foi investido na Saúde

26 de setembro de 2013

O balanço financeiro e das atividades foram apresentados pela secretária Rose Mari Guarda

Durante a audiência pública para prestar contas do segundo quadrimestre do ano, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o balanço financeiro dos meses de maio a agosto, com destaque para o investimento de mais de 30% do orçamento do Município na área durante os dois últimos meses. A média de investimentos do quadrimestre, no entanto, ficou fixada em 24,3% e no ano chega a 20,5%, número superior aos 15% preconizados legalmente.

No evento, a secretária Rose Mari Guarda fez um balanço geral das atividades de sua pasta, como a liberação pelo governo federal para contratar mais 54 agentes comunitários de saúde, o que permitirá uma cobertura de 86% da população pelo serviço. Além disso, também já foi aprovado e está em fase de implantação o Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de álcool e drogas (Caps AD) e de um centro de Especialidades Odontológicas.

“Estamos obtendo conquistas junto a outras esferas governamentais, mas também fazendo nossa parte para melhorar o atendimento na nossa rede de saúde”, afirmou Rose. Membros do Conselho de Saúde, vereadores e representantes de instituições participaram da audiência.

A Secretaria também apresentou a quantidade de procedimentos preventivos e curativos realizados nas unidades de saúde e explicou a falta de determinados tipos de medicamentos nas farmácias municipais, em que os pedidos dos componentes especializados e estratégicos necessitam seguir um protocolo para a liberação, algo que pode demorar até 40 dias.