Em evento antidrogas, Neto anuncia inauguração do Caps AD

21 de outubro de 2013

Prefeito anunciou a inauguração para o dia 25 e início dos atendimentos para o dia 1º

A Prefeitura inaugurará nesta semana o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) destinado ao tratamento de dependentes de álcool e drogas. O anúncio do início dos atendimentos no local foi feito pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) durante a abertura da Semana de Prevenção às Drogas e à Violência, na última sexta-feira, que reuniu lideranças políticas, militares, judiciárias e comunitárias para debater o tema em uma audiência pública.

“Teremos, a partir do dia 1º de novembro, vagas para pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, que tanto têm afetado as famílias”, afirmou Cantelmo Neto na abertura do evento. O Caps será apresentado à comunidade nesta sexta-feira, dia 25, às 9 horas. O espaço funcionará na rua Minas Gerais, no Nossa Senhora Aparecida.

O Caps AD atenderá até 45 pacientes por dia e funcionará como um ambulatório psiquiátrico para tratar dos dependentes químicos de álcool e drogas. O serviço funcionará 8 horas por dia e terá 13 colaboradores entre médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional e outros. O Município receberá R$40 mil mensais de custeio do Ministério da Saúde para manter o serviço.

Este será um Caps AD do Tipo II, que é somente para atendimento ambulatorial. Segundo Rose Guarda, secretária de Saúde, pelo porte de Francisco Beltrão, este é o único modelo de Caps que o município comporta. “Beltrão tinha a necessidade de instalação de um Caps AD para atender os pacientes do município e como temos 80 mil habitantes, somente poderíamos nos habilitar a receber um Caps deste porte, do chamado Tipo II”, explica.

A abertura do Caps AD é uma “ação determinante”, segundo classificou o prefeito Neto, para que Francisco Beltrão inicie a criação de uma rede de atenção para o tratamento de dependentes químicos. O nome da unidade homenageará a educadora Maria Bento, a irmã Álix, como era conhecida, primeira diretora do Colégio nossa Senhora da Glória e atuante em pastorais.