Programa Escola 2030 chega na Cidade Norte

18 de agosto de 2022

O “Programa Escola 2030 – Educação de Excelência” da Prefeitura de Francisco Beltrão começa a ser implantado na Escola Municipal Higino Antunes Pires Neto, do Bairro Sadia, onde nesta quinta-feira (18) aconteceu a solenidade de lançamento e entrega de uniformes para os 436 alunos.

Participaram o prefeito Cleber Fontana, vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara) e Tupy Prolo, a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, a equipe diretiva da secretaria, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Benedito, André Gomes, do Conselho Escolar, direção, coordenação e professores da escola, pais e alunos.

É a segunda unidade escolar da rede municipal contemplada com o programa, que começou pelo bairro Padre Ulrico, na Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração. O programa foi iniciado em 2019, mas a sua expansão foi interrompida devido a pandemia. Agora está sendo retomado.

“Além dos investimentos na estrutura da escola, queremos formar crianças que sejam agentes transformadores da sociedade, pois a transformação passa pela educação”, disse o prefeito Cleber durante pronunciamento. Também agradeceu a grande presença dos pais no evento. “A família tem importância fundamental neste processo e a presença de vocês demonstra o interesse em participar e colaborar”, comenta Cleber.

A programação começou com a apresentação do Grupo Colors Dance, que encantou todos os presentes. Após o pronunciamento das autoridades os novos uniformes foram apresentados com o desfile de alguns alunos e aconteceu a entrega para todas as crianças. Cada aluno recebeu um kit com duas camisetas, calça, shorts e casaco.

O Programa Escola 2030 visa proporcionar uma educação de qualidade, com metodologias ativas, gestão qualificada, infraestrutura de excelência, formação e valorização profissional. Pretende oferecer ensino em tempo integral com estrutura curricular diferenciada para o desenvolvimento de conhecimentos e competências das crianças ao longo das etapas da educação básica. Também oportunizará um ensino que possibilite à comunidade escolar ver na educação uma alternativa de melhoria na qualidade de vida, transformando a sua realidade social.

A Escola Higino Pires iniciou suas atividades em 1994 e foi crescendo ao longo dos anos para atender a demanda de alunos. Atualmente possui 436 alunos na educação infantil e ensino fundamental. Inclusive 98 crianças frequentam a jornada ampliada. Possui um total de 98 colaboradores, tendo na direção a professora Vera Lúcia Pavanelo e na coordenação as professoras Ilvane Fiera, Melânia Abati e Greicielli Meurer de Lima.

Investimento em ampliação

Em fevereiro de 2019 a Escola Higino Pires foi contemplada pela prefeitura com uma ampliação de 500 m2, inaugurada pelo prefeito Cleber em fevereiro daquele ano. Foram construídas seis novas salas e banheiros com recursos próprios da prefeitura. O local acolheu os mais de 200 alunos do integral, que na época frequentavam as aulas no ginásio de esportes devido a falta de espaço físico. Novas demandas receberão investimentos nos próximos meses.