Prefeitura repassa recursos diretamente para as escolas

17 de agosto de 2022

A partir de agora as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) passam a receber um aporte financeiro mensal da Prefeitura de Francisco Beltrão para investimento em melhorias e pequenas reformas em suas estruturas. O Fundo Mais Escola, criado por Lei Municipal, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Cleber Fontana.

O Fundo garante autonomia da gestão financeira dos estabelecimentos de ensino municipais, beneficiando as 21 escolas e os 20 CMEIs da prefeitura. Também participaram do ato as direções das escolas e CMEIs, a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, o secretário de Fazenda, Elóis Rodrigues, e a diretora do Departamento de Contabilidade, Zeli Maria Jonikaites.

“As direções dos estabelecimentos de ensino e a comunidade escolar poderão elencar pequenas melhorias que precisam ser realizadas com urgência, fazer reparos na parte elétrica e hidráulica ou até mesmo adquirir utensílios. Certamente vai dar mais celeridade, pois estamos desburocratizando o acesso a materiais e melhorias”, relata o prefeito Cleber.

Como a rede municipal possui mais de 10.000 alunos, anualmente serão investidos cerca de R$ 1 milhão por meio deste programa. O repasse será feito com base no número de alunos de cada escola ou CMEI. As que possuem mais alunos matriculados terão uma fatia maior de repasses mensais.

A secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, relata que esta independência financeira é muito importante. “Os grandes projetos e investimentos continuam sendo realizados pela prefeitura, mas com os recursos que receberão mensalmente os estabelecimentos também poderão fazer uma série de melhorias”, diz a secretária.

“Temos mantido fortes investimentos na educação municipal, qualificando os professores, aumentando a estrutura física para atender a demanda, garantindo a merenda escolar de qualidade, assegurando o transporte dos alunos, enfim, são investimentos constantes para oferecer uma boa estrutura e um ensino de qualidade”, enfatiza o prefeito Cleber.