Prefeitura implanta clube de robótica nas escolas municipais

25 de agosto de 2022

Professor Jonathan com alunos da Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Educação e Planejamento, está iniciando a implantação do “Clube de Robótica” nas escolas municipais, fomentando o uso e aplicação de tecnologias no ambiente escolar. Nesta primeira etapa o projeto está sendo colocado em prática para alunos do 5º ano das escolas municipais Nossa Senhora do Sagrado Coração, do bairro Padre Ulrico, e Higino Antunes Pires Neto, do Sadia, que são as “Escolas 2030” da prefeitura.

De acordo com Ana Carboni, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Abertas de Francisco Beltrão – NUTAB, “o clube visa desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências motoras, cognitivas e de socialização, por meio da automação, prototipagem e criação de circuitos elétricos, alinhados a um processo interdisciplinar, com uma robótica alternativa e sustentável”.

Relata ainda que ao longo dos encontros está prevista a participação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-FB, utilizando kits de Arduino e visitas técnicas ao NUTAB, como a que aconteceu nesta semana com os alunos do clube  da Escola Sagrado Coração, acompanhados do professor responsável, Jonathan Alupe. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e explorar o espaço, tendo contato com kits de robótica da Lego Mindstorms, óculos de realidade virtual, Arduino e impressora 3D.

O Colégio Sesi também esteve presente no NUTAB com alunos da Andromedark Equipe de Robótica, proporcionando a interação, troca de experiências e apresentação de projetos. Estiveram presentes também o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Pecoits, a coordenadora do NUTAB, Ana Carboni, e a estagiária da secretaria municipal de Educação, Marieli Scheffer.