Prefeito Cleber prestigia início do ano letivo da EJA

17 de março de 2022

Nesta semana aconteceu a abertura do ano letivo da Educação de Jovens e Adultos de Francisco Beltrão – EJA. Também foram entregues camisetas aos alunos que frequentam essa modalidade educacional mantida pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Cleber Fontana, a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, o secretário de Gabinete, Alaércio Corazza, a diretora pedagógica da secretaria de Educação, Elis Regina Calegari, o coordenador municipal da EJA, professor Wagno Antonio da Silva, professores das doze turmas existentes no município e diretores das escolas onde acontecem as aulas.

Segundo o coordenador da EJA, as aulas iniciaram em fevereiro, mas agora foi realizado este ato de abertura para que os alunos recebessem as camisetas, que foi um pedido deles próprios. “As camisetas foram fornecidas gratuitamente pela administração municipal”, lembra o professor Wagno.

Durante pronunciamento, o prefeito Cleber Fontana lembrou do investimento do município na área da educação e citou que a pasta da área é a maior, tanto em estrutura quanto em recursos humanos. Conforme Cleber, a Educação de Jovens e Adultos é uma forma de liberdade para este público.

“Com a escolarização o cidadão possui acesso a todas as formas de saberes e se torna livre para decodificar, entender a escrita, a tecnologia, sem precisar constantemente que alguém faça isso para ele. Isso é ter liberdade e independência e Francisco Beltrão faz a lição de casa, possibilitando que nenhum beltronense fique sem acesso à educação”, enfatiza o prefeito.

A secretária Mariah discorreu sobre a importância da alfabetização de jovens e adultos e lembrou do objetivo do Plano Nacional da Educação, que é erradicar o analfabetismo no Brasil. “Em Beltrão temos plenas condições de atingir essa meta, pois são 12 turmas ativas em todas as regiões do nosso município”, disse a secretária.

Os participantes mostraram-se satisfeitos com o encontro e principalmente com as aulas, destacando o carinho e dedicação dos professores: “A gente não teve acesso à escola quando era pequeno. Muitos tiveram que parar para ajudar em casa. Hoje temos a oportunidade de voltar a estudar. A partir da escola consigo ir sozinha na banco e em vários lugares. Agora posso resolver minhas questões sem precisar de ajuda”, comenta dona Zenir, aluna da EJA.

A Secretaria Municipal de Educação informa que todos podem colaborar para que possamos cumprir a meta da erradicação do analfabetismo. Basta encaminhar os interessados para a secretaria, no prédio da prefeitura. Informações complementares pelo telefone (46) 3520-2121.