Prefeito Cantelmo Neto confirma eleições de diretores em dezembro

4 de novembro de 2014

A Prefeitura de Francisco Beltrão confirmou na semana passada a eleição para escolha de diretores das escolas municipais e centros de educação infantil do município. A regulamentação do processo eleitoral está no decreto nº 777/2014, assinado pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto.

“Já existe lei que disciplina as eleições, mas oficializamos normas complementares que devem ser seguidas para tornar o processo o mais transparente possível e preservar a escolha da comunidade escolar”, afirma o prefeito. A eleição está marcada para o dia 10 de dezembro e poderão votar professores, servidores dos estabelecimentos, pais e alunos maiores de 16 anos.

O decreto determina que podem se candidatar professores que ocupem cargo efetivo do Magistério Municipal a mais de 30 dias da data de candidatura e que tenham formação em pedagogia ou outra licenciatura e ainda pós graduação. A candidatura é vedada a quem já tenha sido condenado penalmente com sentença transitada em julgado – uma espécie de “Ficha Limpa” – e a quem cumpre o segundo mandato consecutivo como diretor.

Cada estabelecimento terá uma comissão eleitoral, que serão acompanhadas e orientadas por uma comissão central da Secretaria de Educação. As inscrições das chapas vão de 17 a 28 de novembro.

Serão escolhidos os diretores, vices e secretários de 21 escolas e 16 CMEIs, na cidade e interior.