Nas escolas, Copa do Mundo vira matéria e vale nota

11 de junho de 2014

Com a professora Maria Raitz, alunos procuram no globo alguns dos países que disputarão a Copa no Brasil

A localização dos 32 países que disputarão a Copa, a elaboração de textos com acrósticos de Brasil hexacampeão e até mesmo a confecção do design e novas cores da camisa da Seleção viraram matéria de sala de aula nas últimas semanas. É que a maioria das escolas municipais de Francisco Beltrão incluiu na grade curricular das disciplinas cotidianas o tema da Copa e conseguiu bons resultados.

Na Escola Madre Boaventura, por exemplo, boa parte da decoração das salas e corredores foi feita pelos alunos do ensino integral, em atividades de Educação Artística. “Fizemos painéis, bandeiras, as mãozinhas com tinta, mas a melhor foi a confecção de novos modelos da camisa da Seleção, em que boas sugestões surgiram”, explica a professora Talita Talheimer.

Nas outras matérias, o tema também serviu de base para atividades. Em Português, um acróstico revelou o entusiasmo dos alunos em texto, que também puderam conhecer melhor a localização e formação dos países que jogarão a Copa, além de um pouco da história dos mundiais. Até mesmo um festival com apresentações dos alunos chegou a ser organizado na Madre Boaventura.

Para a professora Maria Raitz, atrelar o tema da Copa às matérias convencionais é uma forma didática de repassar conteúdos importantes aos alunos. “O melhor de tudo é ver que eles [alunos] se empolgam por causa da Copa e aprendem mais, ficam até mais criativos”, afirma.

Dias de jogo sem aula

Nos dias de jogo do Brasil na Copa não haverá aula tanto nos centro de educação infantil (CMEIs) quanto nas escolas municipais. A competição inicia nesta quinta-feira, quando o Brasil enfrenta a Croácia, às 17 horas; os outros jogos serão no dia 17, contra o México, e 23, contra Camarões.