Metade da merenda de escolas e CMEIs de Beltrão vem da agricultura familiar

7 de maio de 2015

Prefeito Cantelmo Neto se reuniu com membros do Conselho de Alimentação Escolar e recebeu o relatório de atividades do órgão

A Prefeitura de Francisco Beltrão está adquirindo a metade da merenda destinadas às escolas municipais e centros de educação infantil de agricultores familiares. O dado que mostra que no ano passado ao menos R$ 901 mil dos R$ 1,8 milhão gastos com a merenda escolar veio da produção local foi um dos destaques da reunião do Conselho de Alimentação Escolar com o prefeito Antonio Cantelmo Neto, nesta semana.

Segundo a presidente do conselho, Glaucia Zonta Chaves, a diversidade e a qualidade de produtos oferecidos pelo Município aos alunos vêm melhorando muito nos últimos anos. Para o prefeito Cantelmo Neto, a medida é importante para desenvolver a produção familiar, uma das principais características da agricultura da região.

A quantidade de recursos investidos na compra de produtos da agricultura familiar é a maior de todos os tempos; em 2010, por exemplo, menos de R$ 200 mil foram destinados ao segmento. No ano passado, a Prefeitura de Beltrão utilizou todos os recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) para a aquisição de produtos locais e ainda comprou cerca de 8% com recursos próprios, quando o mínimo estabelecido é de 30% dos recursos federais.

Novos conselheiros

Esta foi a primeira reunião dos conselheiros, que agora exercerão mandato de três anos no órgão, que delibera e fiscaliza os recursos do FNDE repassado à Prefeitura para a compra da merenda e acompanha a seleção e distribuição dos produtos. Os integrantes representam escolas, pais e entidades.

Carnes bovina, suína e de peixe, além de laticínios, panificados e frutas e verduras são comprados de produtores familiares pela Prefeitura e repassados às escolas e CMEIs.