Mais de 250 câmeras de seguranças serão instaladas em escolas e CMEIs

29 de julho de 2014

Prefeito Cantelmo Neto assina a ordem de serviço para instalação de câmeras em escolas e CMEIs de Beltrão

Todas as escolas municipais e centros de educação infantil (CMEIs) de Francisco Beltrão contarão com monitoramento por câmeras dentro dos próximos 30 dias. O prefeito Antonio Cantelmo Neto assinou nesta terça-feira (29) a ordem de serviço para a instalação dos equipamentos, sugerida no ano passado pelo vereador Aires Tomazoni com recursos economizados pela Câmara de Vereadores.

“Com a instalação das câmeras não pretendemos fiscalizar a ação dos alunos ou dos professores, mas sim coibir ações criminosas que podem vir a prejudicar o patrimônio público e até atentar contra a vida das pessoas que diariamente estão no ambiente educacional”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto durante o evento, que reuniu professores e pais de alunos no gabinete da Prefeitura.

Ao todo, serão mais de 250 câmeras instaladas em quase 40 locais da rede municipal de educação. Cada escola ou CMEI terá uma central de gravação das imagens e sete câmeras em pontos estratégicos – menos nas salas de aula. Futuramente, a quantidade de equipamentos pode ser ampliada para até 16 por escola e, com a instalação de rede de fibra óptica, uma central deverá ser montada para acompanhar em tempo real todas as imagens e todos os locais.

Para o secretário de Educação, Viro de Graauw, o monitoramento deverá coibir a ação de criminosos. “Nos últimos meses registramos casos de arrombamentos e furtos em escolas, mas agora, com os equipamentos, esperamos que esses fatos não voltem a acontecer”, comentou.

A Prefeitura investiu R$ 132 mil de recursos próprios na aquisição e instalação dos equipamentos. Quase metade desse valor é oriundo da economia feita pela Câmara de Vereadores no ano passado e que foi devolvido ao governo municipal junto com a indicação que cada vereador fez para a aplicação dos recursos. “Dentro do trabalho de estruturação física dos espaços educacionais, principalmente escolas, que a Prefeitura vem fazendo, pensamos que seria importante acolher a reivindicação feita por professores e sugerir que fosse aplicado em câmeras de segurança”, explicou o vereador Aires, proponente da iniciativa.