Escolas se preparam para passagem da Tocha Olímpica com atividades dentro e fora da sala de aula

28 de junho de 2016

Da assessoria

A passagem da Tocha Olímpica por Francisco Beltrão é só no sábado, mas há pelo menos um mês o revezamento deste que é um dos maiores símbolos do esporte mundial vem rendendo muitas atividades e lições aos alunos da rede municipal de Educação. Todas as 21 escolas do município estão abordando a temática das Olimpíadas para realizar trabalhos específicos dentro de cada conteúdo: em Artes, os alunos elaboram desenhos os símbolos dos jogos e a cidade, em Geografia aprendem sobre os países participantes, em História sobre momentos importantes dos jogos – como os recordes de Jesse Owens em Berlim, 1936 – e em Educação Física sobre as variadas modalidades da competição.

Na Escola Rubens Amélio Bonatto, do Cristo Rei, as Olimpíadas renderam diferentes abordagens e despertaram interesse dos alunos. “Os professores foram orientados a trabalhar as temáticas em sala e isso despertou um interesse grande dos alunos, que foram buscar na internet mais sobre os assuntos e hoje nos trazem notícias e acontecimentos relacionados aos jogos”, diz a diretora Clecy Celuppi.

Estudante irá acompanhar condução

O envolvimento de professores e alunos rendeu até uma participação especial na passagem da Tocha por Beltrão. A aluna Jaqueline Pansera Popovick venceu um concurso de redação na Escola Epitácio Pessoa, de Seção Jacaré, e irá acompanhar um dos condutores da chama pela cidade, no próximo sábado. “É uma expectativa grande porque é um momento importante e único”, diz a estudante de 14 anos.

A escola foi a única do município escolhida pelo Ministério da Educação para integrar o concurso e poder indicar alunos para o revezamento, mas todas as outras escolas de Beltrão devem participar da passagem da tocha, no próximo sábado. Esquema montado pela Secretaria de Educação pretende levar 4 mil estudantes ao longo do percurso que, com pom pom, apitos e bandeiras, irão incentivar os 22 condutores da Tocha Olímpica e realizar apresentações culturais.

Envolvimento incentiva alunos

A coordenadora da Secretaria de Educação, Claudia Cadore, di que a ideia é aproveitar a passagem da chama dos Jogos Rio 2016 para trabalhar conceitos e atividades com os alunos. “É possível encaixar essa temática das Olimpíadas no conteúdo e também incentivar a realização de atividades diferenciadas para os alunos, despertando o interesse de cidadania, cultural e pelo esporte”, afirma.

Os alunos da Rubens Bonatto, por exemplo, estão ensaiando a música Bicho do Paraná para o dia do revezamento, assim como a Recanto Feliz (CAIC), maior escola de Beltrão e que está preparando diferentes apresentações. “Várias atividades foram desenvolvias aqui na escola nas últimas semanas e o envolvimento dos alunos vem nos surpreendendo positivamente”, explica a diretora Maria de Fátima Ize.

O Revezamento da Tocha inicia pelo Parque Alvorada, às 15h30 do próximo sábado (2) e percorrerá os principais pontos da cidade até chegar ao Calçadão, onde será recepcionada com atividades e surpresas.




Pular para o conteúdo