Escolas municipais do Industrial e Rio Tuna serão entregues nos próximos dias

28 de abril de 2016

Das seis escolas em construção em Francisco Beltrão, duas já estão em fase de acabamento e devem estar concluídas em poucos dias. A mais adiantada é a escola de Rio Tuna, que deve ser entregue pela construtora em 15 dias; no bairro Industrial a obra da nova escola tem previsão de 30 dias para a conclusão.

Nesta semana, uma equipe da Prefeitura com os secretários de Planejamento, Gervásio Kramer, e Educação, Aldair Cambui, visitou as obras para programar a compra de móveis e equipamentos e a implantação das novas estruturas. “Não basta a obra estar pronta para fazermos a transferência das antigas unidades para as novas, ainda temos que fazer a implantação, com a compra de mobiliário, equipamentos eletrônicos e realização de alguma obra complementar”, comenta o secretário Cambui.

A previsão é de que os alunos retornem no segundo semestre nas novas escolas. No Industrial, a Prefeitura adquiriu o terreno do antigo Atacado Industrial e apresentou o projeto para construção da escola ao governo federal ainda em 2013. Mais de R$ 3,5 milhões são investidos somente na edificação do prédio, que terá salas de aula, laboratórios, quadra esportiva, ala administrativa, saguão e capacidade para atender até 480 alunos. Atualmente, os estudantes dividem o espaço com o colégio Industrial e, devido à falta de espaços, algumas turmas têm aula em salas no pavilhão da igreja.

No Rio Tuna, a nova escola Juscelino Kubitschek terá seis salas com capacidade para 36 alunos cada, refeitório, cozinha e ala administrativa, totalizando 850 m2 de área construída, estrutura bem diferente da atual. A escola está sendo construída às margens da PR-180, em frente a sede campeira do CTG Recordando os Pagos, e totaliza quase R$ 900 mil de investimento, também do governo federal, somente na construção do prédio. A Prefeitura deve investir em muros e na melhoria do acesso antes de colocar a escola em funcionamento.

Além destas duas, outras quatro escolas estão sendo construídas pelo governo federal no município e estão em diferentes estágios: em Nova Concórdia, Seção Jacaré, bairro Miniguaçu e no Jardim Primavera.