Em dez anos, Beltrão pretende ampliar vagas de CMEIs e erradicar analfabetismo

12 de junho de 2015

Prefeito Cantelmo neto abriu a conferência que formulou o Plano de Educação, na quinta-feira

A erradicação do analfabetismo e o aumento das vagas nos centros de educação infantil para atender pelo menos metade das crianças de 0 a 3 anos estão entre as principais metas elencadas pela Conferência Municipal de Educação de Francisco Beltrão. Realizada nesta quinta-feira (11) pela Prefeitura, a conferência reuniu professores, alunos, pais, gestores e a comunidade acadêmica para elaborar metas e estratégias para a educação beltronense para os próximos dez anos.

A diretriz que trata da oferta de educação infantil, por exemplo, estabelece também a universalização do acesso á pré-escola para crianças de quatro a cinco anos. No caso da alfabetização, a meta é que todas as crianças saibam ler e escrever até o terceiro ano do ensino fundamental e que até 2017 a taxa de alfabetização da população chegue a 97%.

Atualmente, Beltrão já dispõe de ampla rede de CMEIs, com 18 unidades, e 1.900 crianças atendidas. A taxa de alfabetização em 2010 era de 94,3%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além desses dois temas, a Conferência da Educação também discutiu metas e estratégias com base em 21 diretrizes relacionadas a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, a ampliação de escolas em tempo integral, estímulo à formação e valorização de professores e ainda a melhoria na qualidade do ensino básico, profissionalizante e universitário.

“É um momento de reflexão e de envolver as pessoas que vivem a realidade escolar para discutir o atual momento para projetar o estágio educacional que pretendemos para os próximos dez anos”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que abriu o evento. O secretário de Educação, Viro de Graauw, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, o chefe do Núcleo de Educação, Paulo Savaris e o coordenador técnico dos planos de educação na região, José Kresteniuk, também participaram da abertura do encontro.

Agora, o Plano Municipal de Educação será enviado para análise da Câmara e depois é promulgado em forma de lei pelo prefeito Cantelmo Neto.