Conscientização sobre o Autismo

21 de março de 2023

Uma programação especial de conscientização sobre o autismo será realizada no Calçadão de Francisco Beltrão no dia 1º de abril, um sábado, das 08h30 às 12h00. O objetivo é celebrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, cuja data original é 2 de abril.

O Tema escolhido para 2023 é “Autismo: Conheça, Entenda, Respeite e Inclua”. A iniciativa é do Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CEMAEM), prefeitura, secretaria municipal de Educação, SESC, curso de formação de docentes do Colégio Mário de Andrade, Unisep e a cooperativa de crédito Evolua. Além do repasse de informações para a comunidade sobre o autismo, haverá uma amostra dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças que frequentam o CEMAEM, com a participação dos profissionais do Centro e das famílias dos alunos.  Tudo será mostrado em um túnel de 15 metros e uma tenda de 100 m2. As entidades parceiras também realizarão suas atividades. Durante a semana acontecem outras iniciativas no CEMAEM, dirigidas aos profissionais da educação, pais e cuidadores.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é repassar informações e orientações para a população, inclusive visando diminuir a discriminação e o preconceito contra pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. As ações possibilitam dar visibilidade a todas estas questões.