Concurso premia melhores redações de alunos sobre reciclagem

2 de junho de 2015

Escolas, professores e alunos autores das melhores redações sobre a separação do lixo foram premiados em concurso promovido pela Prefeitura e Associação de Catadores de Papel (Ascapabel), com patrocínio do Sicoob. Os três melhores trabalhos foram divulgados durante cerimônia na manhã desta terça-feira (2), no auditório do centro de eventos de Francisco Beltrão, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.

Observando critérios como a originalidade e senso criativo, ao menos três bancas julgadoras avaliaram centenas de trabalhos de diversas escolas municipais. “O concurso está articulado a um projeto em que passamos nas escolas falando sobre educação ambiental, com foco na reciclagem e como tudo isso funciona na nossa cidade”, explica Laurentino Risso, da Ascapabel.

Atualmente, Beltrão é exemplo nacional na separação de lixo, cobrindo toda a cidade e quase todo o interior com a Coleta Seletiva. Apesar disso, cerca de 20% do peso e 50% do volume dos materiais que vão para o aterro sanitário ainda são de lixo que poderia ser destinado à reciclagem.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, iniciativas como esta ajudam a difundir novas ideais nas crianças com relação às questões ambientais. “O cuidado com o meio ambiente é cultural e que desenvolvemos em função da necessidade de continuarmos usufruindo de recursos provenientes da natureza, por isso devemos conscientizar cada vez mais as pessoas e, principalmente as crianças, sobre novas formas de explorar os recursos naturais”, afirmou o prefeito.

Participaram ainda do evento os secretários de Educação e Meio Ambiente, Viro de Graauw e Joice Bariviera, o presidente em exercício do Sicoob Vale do Iguaçu, Gilmar Tomazon, o conselheiro de Administração da cooperativa, Luiz Carlos Merísio, e o presidente da Ascapabel, Joel Rodrigues.

Trabalhos premiados

O terceiro melhor trabalho foi o de Weslei Schullen, da escola Germano Meyer. A aluna Tainá Padilha, da Higino Pires, ficou na segunda colocação e Gabriela Vezentin, da XV de Outubro, na primeira. Os alunos e professores premiados receberam um tablet e as escolas um datashow para uso pedagógico.