Concurso de merendeiras elege melhores receitas para o cardápio escolar

20 de outubro de 2015

Iandra Glória dos Santos, Ana Carla Rodrigues e Ester dos Santos, as merendeiras vencedoras do primeiro Concurso de Alimentação Escolar, em Francisco Beltrão

Merendeiras de escolas e centros de educação infantil de Francisco Beltrão foram postas à prova durante o primeiro Concurso de Alimentação Escolar. Promovida pela Secretaria de Educação, a competição pretende incentivar a criação de novos pratos que podem ser inseridos na merenda do Município.

Uma banca examinadora avaliou os pratos elaborados por sete merendeiras da rede municipal e elegeu os três melhores. A lasanha com massa de panqueca colorida, de Ana Carla Rodrigues, foi a grande campeã do concurso, que também premiou o bolinho de peixe de Ester dos Santos e um bolo de banana com açúcar mascavo, de Iandra Glória dos Santos.

Na escolha dos pratos, os jurados consideraram os ingredientes das receitas, que deviam ser da alimentação escolar, a viabilidade de servi-los a grandes quantidades de alunos e o reaproveitamento de alimentos.

Agora, as receitas vencedoras serão incluídas no cardápio de escolas e CMEIs. “O concurso é uma forma de revelar novos pratos que podem ser incluídos na alimentação dos alunos e faz com que as merendeiras se motivem a pensar e desenvolver esses pratos, sempre com acompanhamento técnico”, explica a coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura, Andrea Nesi.

Em Francisco Beltrão, um dos destaques do setor é a diversificação da merenda escolar, que nos últimos dois anos ganhou maior incentivo com a ampliação da compra de produtos da agricultura familiar. Atualmente são servidas refeições para quase dez mil alunos da rede municipal todos os dias.